COMO CELEBRAR O JANTAR DE SHABAT


Como celebrar o Shabat



Preparação do Shabat
Antes do Shabat preparamos os alimentos para a primeira  refeição, o Jantar de Shabat, e também para a segunda no almoço do Shabat, e a terceira refeição para antes  da Havdalá, ou seja o encerramento do Shabat.
O Shabat é um dia especial, lembre-se de embeleza-lo , é o dia que o Eterno fez,  um dia de alegria e descanso.

Preparação dos Pães
Prepara-se os Pães para o Shabat e separa-se a Chalá (porção).
Geralmente é feita uma massa doce de pão, e por tradição são feitos dois pães trançados. Durante a preparação, recita-se uma benção (b’rakhah) , e separa-se uma pequena porção da massa. Na época do templo era feito uma oferta de pão ao sacerdote.  Porém, como hoje não existe mais o templo, simbolicamente separa-se uma pequenina porção com cerca de 28g de massa e costuma-se queimar no fogão ou deixa-se queimar no forno enquanto assa-se o Pão (Se a massa pesar menos de 1.250kg não é necessário retirar uma porção). Algumas pessoas costumam enterrar a porção após queima-la, ou desfazem a porção envolvendo-a em um papel ou saco plástico  e joga-se fora.
Benção da Chalá
Baruch Atá  Adonai Elohêinu Mélech Haolam, Asher Kideshánu bemitsvotáv vetsivánu lehaprísh Chalá min Haisá, com a Chalá na mão acrescenta-se dizendo , Harê zô Chalá.
Bendito sejas Tu, Senhor, nosso D’us, Rei do universo, que nos santificaste com os Teus mandamentos e nos ordenaste separa uma porção da massa. Que esta seja a porção.

Início do Shabat
 O Shabat se inicia ao pôr do sol da sexta-feira, quando as estrelas começam a aparecer no céu,  e se estende até o pôr do sol do sábado.

Acendimento das vela 
Vinte minutos antes do pôr do sol acende-se as velas do shabat como uma separação ou recebimento deste dia santificado por A-do-nai. Dessa forma, primeiro acendemos as velas e em seguida recitamos a benção ou b’rakhah.
Obs: Geralmente as mulheres acendem as velas, porém se um homem é solteiro ou mora sozinho ele poderá acende-las.
Benção das luzes do shabat
Baruch Atá Adonai, Elohêinu Mélech Haolam, Asher Kideshânu bemitsvotáv  vetsivânu lehadlík ner shel Shabat.
Bendito sejas Tú, Senhor, nosso D’us, Rei do Universo, que com os teus mandamentos nos santificastes e nos ordenaste acender as luzes do Shabat. 

Normalmente as velas poderão ficar acessas até serem totalmente  consumidas, ou  apagadas de forma mecânica alguns minutos após entrar no Shabat.
Durante o Jantar temos um momento de comunhão, no qual podemos ler, por exemplo, alguns salmos, tais como os Salmos(Tehillim) 29,92,93,95, e ainda, podemos ler outras passagens que também falam do Shabat, como Gênesis(B'reshit) 2:2-3, Êxodo(Sh'mot) 20:8-11 e outras. Podemos nos alegrar com alguns cânticos, como algumas canções tradicionais hebraicas que fazem parte desta tradição, por exemplo Shalom Aleichem, Eshet Chail, Lecha Dodi.  Pode-se também recitar o shemá.

Fazemos um Kidush para o Érev Shabat

Enchemos um copo apropriado ou uma taça com vinho ou suco de uva, levantamos a taça e recitamos a( b’rakhah) benção : “Iom hashishí: vaichúlu hashamáim vehaárets vechol tsevaâm. Vaichál elohim baiôm hashevií melachtó Asher assá, vaishbôt baiôm hashevií mikôl melachtô ashêr assá. Vaivarêch Elohim et iôm hashevií vaicadêsh otô, ki vô shavát mikôl melachtô, ashêr bará elohim laassôt.”
“O sexto dia : foram terminados os Céus e a Terra e todo seu exército. D’us terminou, no sétimo dia, a obra que fez, e descansou no sétimo dia de toda a Sua obra. D’us abençoou o sétimo dia e o santificou, pois nele descansou de toda Sua obra que D’us criou para realizar.”

Ainda com a taça levantada fazemos o Kidush "santificação" : Savri Maranan (com a permissão dos senhores)

Benção do Pão e do Vinho (Kidush)

Recitamos a(b'rakhah) benção do vinho , e compartilhamos a taça com os participantes à mesa, após todos beberem dizemos : Le chaim , a vida

Em seguida é feito a Netilat Yadai (lavagem das mãos)

Joga-se sal sobre as chalot e é feita a (b’rakhah) benção das Chalot (pães), e compartilhada com os demais participantes.


Benção para a família

É recitada uma benção aos filhos. Os maridos também podem abençoar suas esposas lendo provérbios 31.

Segue abaixo as B’rakhot-bençãos.
 Benção do Vinho
Baruch Atá Adonai, Elohêinu, Mélech Haolam, borê pri hagáfen. Amên !
Bendito sejas Tu , Senhor, nosso D’us, Rei do universo, que criaste o fruto da videira, Amén !
Benção do Pão
Baruch Atá Adonai Elohêinu, Mélech Haolam, hamotsí léchem min haárets, Amên.
Bendito sejas Tu, Senhor, nosso D’us, Rei do Universo, que tira o pão da terra, Amén.

Os dois pães nos lembra o Maná que na sexta-feira era entregue ao povo hebreu uma porção dupla, e que também nos lembra o mandamento de shamor vê zachor , guardar e lembrar .
Benção dos filhos
Aos filhos:
Yesimchá Elohim, Ke’Efraim Ve’chiMenashé.
Que D-us te faça igualar a Efraim e Menashé.
Às filhas:
Yashiamech Elohim Ke’Sara, Rivka, Rachel, Ve’Lea.
Que D-us te faça igualar a Sara, Rebeca, Raquel e Lia.
O Louvor da Mulher Virtuosa (Pv 31:10-31)
Éshet cháyil mi yimtsá, verachoc mipeninim michrá. Bátach ba lev bala veshalal ló iechsar. Guemalatehú tov velo ra col ieme chaiêha. Darsha tsémer ufishtim vatáas bechéfets capêha. Haita caoniót socher, mimerchac tavi lachmá. Vatacom beod laila, vatiten téref levetá vechóc lenaarotêha. Zamemá sadê vaticachêhu, miperí chapêha nát'a cárem. Chagra veoz motnêha, vateamêts zerootêha. Taama ki tov sachrá, Io yichbê valaila nera. Iadêha shilecha vakishor, vechapêha tamchu fálech. Capa parsa leani, veiadêha shilecha laevion. Lo tira levetá misháleg, ki chol betá lavush shanim. Marvadim astá Ia, shesh veargamán levusha. Noda bashearim bala beshivto im zicnê árets. Sadin astá vatimcor, vachagor natna lakenaani. Oz vehadar levusha, vatischac leiom acharon. Piha patcha vechochma, vetorat chéssed al leshona. Tsofiiá halichot beta, veléchem atslut Io tochel. Camu vanéhii vaieasherúha, bála vaiehalelá. Rabot banot ássu cháyil, veat alil al culána. Shéker hachen vehével haiôfi, ishá yir'at Adonai hi tit'halal. Tenú Ia miperí iadêha, vihalelúha vashearim maassêha.
A mulher virtuosa, quem a pode achar? Porque o seu valor muito excede ao das pérolas. O coração de seu marido confia nela e não lhe haverá falta de lucro. Ela lhe faz o bem e não o mal, em todos os dias da sua vida. Ela busca lã e linho, e de bom grado trabalha com as suas mãos. É como os navios mercantes, de longe ela traz o seu pão. Também se levanta, quando ainda está escuro, e dá mantimento à sua casa, e às suas escravas a tarefa. Considera um campo, e compra-o; com o fruto das suas mãos planta uma vinha. Cinge os seus lombos de fortaleza e fortalece os seus braços. Percebe que a sua negociação é proveitosa; a sua lâmpada não se apaga de noite. Estende as suas mãos no tear e as suas palmas para o instrumento do tecelão. Abre a sua palma da mão para o pobre, estende ao necessitado as suas mãos. Não tem medo da neve pela sua família, pois todos os da sua casa estão vestidos de lã escarlate. Faz para si cobertas, a sua vestimenta é de linho finíssimo e de púrpura. E conhecido o seu marido nas portas da cidade (por causa das suas belas vestimentas), quando se assenta entre os anciãos da terra. Faz túnicas de linho e vende-as; e entrega cintas ao negociante. A força e a dignidade são os seus vestidos e alegra-se da honra que lhe farão no seu final. Abre a sua boca com sabedoria e a lei da benevolência está na sua língua. Olha o bom andamento da sua casa e não come o pão da preguiça. Seus filhos levantam-se e chamam-na bem-aventurada; também seu marido a louva, dizendo: muitas mulheres têm procedido virtuosamente, mas tu a todas sobrepujas. A graça é enganadora e a formosura é vã, mas a mulher que teme o Eterno, essa será louvada. Dai-lhe do fruto das suas mãos e nas portas da cidade louvem-na pelas suas obras.

Shemá

Shemá Yisrael, A-do-nai E-lo-hê-nu, A-do-nai Echad.

(Em voz baixa:) Baruch shem kevod malchutô leolam vaed.

Veahavtá et A-do-nai E-lo-hê-cha, bechol levave-chá uvchol nafshechá uvchol meodêcha. Vehayu ha-devarim haêle, asher Anochi metsavechá hayom al levavêcha. Veshinantam levanêcha vedibartá bam, beshivtechá bevetêcha, uvlechtechá vadêrech uv-shochbechá uvcumêcha. Ucshartam leot al yadê-cha vehayu letotafot ben enêcha. Uchtavtam al mezuzot betêcha uvish’arêcha.

Ouve, Israel, A-do-nai é nosso D’us, A-do-nai é Um.

(Em voz baixa:) Bendito seja o nome da glória de Seu reino para toda a eternidade.

Amarás a A-do-nai, teu D’us, com todo teu coração, Estas palavras que Eu te ordeno hoje ficarão sobre teu coração. Inculca-las-ás diligentemente em teus filhos e falarás a respeito delas, estando em tua casa e andando por teu caminho, e ao te deitares e ao te levantares. Ata-las-ás como sinal sobre tua mão e serão por filactérios entre teus olhos. Escreve-las-ás nos umbrais de tua casa e em teus portões. (Deut,6:4-9).

Bênção da Santificação do Dia

Baruch Atá Adonai, Elohêinu, Mélech Haolam, asher kideshânu bemitsvotáv veratsá vânu, veshabat codshô beahavá uveratsôn binchilânu, zicarôn leaassê bereshít, techilá lemicraê kôdesh, zécher litsiát Mitsráim, ki vânu vachartá veotânu kidashtá mikôl haamim, veshabat codshechá beahavá uveratsôn hinchaltânu. Baruch Atá Adonai, macadêsh hashabat.

Bendito Seja Tu, Senhor, nosso D'us, Rei do Universo, que nos tem santificado com Teus mandamentos e nos quiseste, concedendo-nos com amor e agrado o Teus santo dia do Shabat, em recordação à obra da Criação, Pois que é a primeira das datas santas, em lembrança da partida do Egito. Porque Tu nos escolheste e nos santificaste dentre todos os povos, e o Teu sagrado Shabat, com amor e agrado, nos deste de herança. Bendito Sejas Tu, Senhor, que santificas o Shabat.

Ao final  nos saudamos com um "Shabat Shalom" .


E havendo D'us acabado no dia sétimo a obra que fizera, descansou no sétimo dia de toda a sua obra, que tinha feito.
E abençoou D'us o dia sétimo, e o santificou; porque nele descansou de toda a sua obra que D'us criara e fizera. (Gênesis 2:2-3)



    (Pintura do artista plástico Alex Levin )

   

Comentários

  1. Muito obrigado por essa bênção de ensino, que o ETERNO te abençoe e te guarde!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelos esclarecimentos, maravilhoso artigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu que agradeço por visitar a página e pelo comentário ! 🙏

      Excluir
  3. Se caso não tenha a presença de homem na celebração de Shabat, a mulher pode fazer a benção do vinho e do pão?

    ResponderExcluir
  4. Olá Rayssa, sim qualquer pessoa pode fazer !

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Festa de Shavuot ou Ha Bikurim (Festa das primícias)

Celebração de Pessach ou Páscoa