FESTA DAS LUZES OU CHANUKÁ




Chanuká ou Hanucá significa inauguração ou dedicação, é uma festa judaica também conhecida como Festa das Luzes, começa ao anoitecer do 24º dia do mês de Kislev. Geralmente essa festividade acontece dentro do mês de Dezembro.

História

No período do ano 200 e.c os judeus que viviam em Israel sobre o controle do Império Selêucida do General Seleuco da Síria  dava-lhes a liberdade de praticar o judaísmo contanto que em troca pagassem impostos ao Império Sírio.
   
Em 180 e.c o rei Antíoco IV Epifanes ascende ao trono de Seleuco vindo então a impor a cultura grega helenista sobre o povo judeu, encontrando resistência, muito embora alguns judeus mais abastados aderiram ao helenismo e assim influenciaram outros a seguirem a cultura grega.
   
Em 167 e.c Antíoco toma o templo e manda construir um altar a Zeus no Templo em Jerusalém e ordena o sacrifício de porcos sobre o altar, proíbe totalmente a prática da Torah aos judeus, e ordena a morte de todos que descumprirem suas ordens.
   
Ao Sul de Jerusalém cria-se então uma resistência de alguns judeus contra os gregos-sírios , revolta essa liderada por Matatias (sacerdote judeu) e seus cinco filhos. Após sua morte um dos seus filhos Yehudá Maccabi, posteriormente conhecido por Judas Macabeus, assume a resistência com um pequeno exército de maioria camponesa, esses judeus vence o forte exército de Antíoco no ano de 164 e.c , libertam Jerusalém e purificam o templo.
   
Judas Macabeus juntamente com seus irmãos após retomarem Jerusalém, restauram o templo, o altar, e seus objetos sagrados, fazem a dedicação do altar, e o acendimento do candelabro e celebram por oito dias. Após a dedicação do templo eles constatam só haver um único jarro de azeite apropriado para o acendimento da Menorá, o que duraria apenas um dia, porém milagrosamente durou os oito dias, tempo suficiente para que produzissem um novo azeite puro para ser usado no templo (conforme escrito no livro de Exôdo 27:20-21).
   
Devido a esses dois milagres , primeiro a vitória do pequeno exército judeu vencer o forte exército Grego-Sírio, e o segundo do qual se estabeleceu a Festa de Chanuká foi o do milagre sobrenatural do azeite que embora suficiente para um dia, durou oito dias, comemora-se desde então essa dedicacão do templo,  a Festa das luzes ou Chanuká.

Celebração

   
Usa-se um candelabro de nove braços chamada de Chanukiá usada durante
os oito dias da festa, e a cada dia é acessa uma vela em recordação ao milagre ocorrido, a Chanukiá geralmente é colocada em um local onde as pessoas possam ver as luzes das velas, para que ao questionarem acerta da Chanukiá possam conhecer a historia e saber que "um grande milagre aconteceu lá" "Nes gadol haya sham" . A cada ano os judeus ao redor do mundo celebram a reinauguração do templo em Jerusalém, e sua dedicação, lembrando o milagre sobrenatural do azeite.

Comidas Típicas

   - Panquecas de batatas (latkes)
   - Sonhos com geléia ( sufganiyot)
   - bolinhos de queijo
   - alimentos fritos em azeite para lembrar o          milagre

Brincadeiras

O dreidel (סביבון , Sevivon) é um pião de 4 lados jogado durante o feriado judaico de chanuká.

Curiosidade

Durante o reinado de Antíoco para que os judeus pudessem estudar a Torah eles faziam parecer aos soldados gregos que estavam apostando jogando o dreidel , tempos depois o dreidel passou a ser jogado como uma tradição durante as festas de chanuká, esse dado que é composto de quatro lados, contém uma letra hebraica em cada um dos lado, são elas a letra Num נ ) , a Guimel ג ), a Hey ה ) e a Pey פ ) e suas iniciais em hebraico quer dizer  :  נס גדול היה שם "Nes Gadol Haya Sham" que traduzido fica "Um grande milagre aconteceu lá".

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COMO CELEBRAR O JANTAR DE SHABAT

Festa de Shavuot ou Ha Bikurim (Festa das primícias)

Celebração de Pessach ou Páscoa